terça-feira, 19 de abril de 2011

RECICLA LUZIÂNIA

    PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E
DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO ANDANDO JUNTOS EM LUZIÂNIA...
 A reciclagem é um processo industrial que converte o lixo descartado (matéria-prima secundária) em produto semelhante ao inicial ou outro. Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que é jogado fora.
A palavra reciclagem foi introduzida ao vocabulário internacional no final da década de 80, quando foi constatado que as fontes de petróleo e outras matérias-primas não renováveis estavam e estão se esgotando. Reciclar significa = Re (repetir) + Cycle (ciclo).

Para compreendermos a reciclagem, é importante "reciclarmos" o conceito que temos de lixo, deixando de enxergá-lo como uma coisa suja e inútil em sua totalidade. O primeiro passo é perceber que o lixo é fonte de riqueza e que para ser reciclado deve ser separado. Ele pode ser separado de diversas maneiras, sendo a mais simples separar o lixo orgânico do inorgânico (lixo molhado/ lixo seco).

 
Na natureza nada se perde. Seres vivos chamados decompositores "comem" material sem vida ou em decomposição. Eles dividem a matéria para que ela possa ser reciclada e usada de novo. Esse é o chamado material biodegradável. Quando um animal morre, ele é reciclado pela natureza. Quando um material é dividido em pequenas peças, as bactérias e fungos, os mais importantes decompositores, já podem trabalhar.

A decomposição aeróbia é mais completa que a anaeróbia por gerar gás carbônico, vapor de água e os sais minerais, substâncias indispensáveis ao crescimento de todos os vegetais, o qual gera o húmus, ótimo adubo para o solo.

No processo anaeróbio, são gerados os gases (metano e sulfídrico), que causam um odor desagradável; a decomposição anaeróbia produz um líquido escuro denominado chorume (líquido com grande quantidade de poluentes) encontrado normalmente no fundo das latas de lixo. Este chorume é o principal causador da contaminação dos rios e do lençol freático.

A reciclagem traz os seguintes benefícios:
* Contribui para diminuir a poluição do solo, água e ar;
* Melhora a limpeza da cidade e a qualidade de vida da população;
* Prolonga a vida útil de aterros sanitários;
* Melhora a produção de compostos orgânicos;
* Gera empregos para a população não qualificada;
* Gera receita com a comercialização dos recicláveis;
* Estimula a concorrência, uma vez que produtos gerados a partir dos reciclados são comercializados em paralelo àqueles gerados a partir de matérias-primas virgens;
* Contribui para a valorização da limpeza pública e para formar uma consciência ecológica.
No Brasil, seria importante que as pequenas e médias empresas recicladoras tivessem apoio financeiro e tecnológico para melhorar suas tecnologias de reciclagem, pois assim estariam contribuindo na geração de empregos, na diminuição de lixo e na produção de produtos de melhor qualidade com tecnologia "limpa".
A grande solução para os resíduos sólidos é aquela que prevê a máxima redução da quantidade de resíduos na fonte geradora. Quando os resíduos não podem ser evitados, deverão ser reciclados por reutilização ou recuperação, de tal modo que seja o mínimo possível o que tenha como destino final os aterros sanitários.
A reciclagem surgiu como uma maneira de reintroduzir no sistema uma parte da matéria (e da energia), que se tornaria lixo. Assim desviados, os resíduos são coletados, separados e processados para serem usados como matéria-prima na manufatura de bens, os quais eram feitos anteriormente com matéria prima virgem. Dessa forma, os recursos naturais ficam menos comprometidos.
Em Luziânia, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – SEMARH/LUZ encontra-se em fase de implantação do Aterro Sanitário, bem como todo apoio logístico para a implementação da AGAL - Associação dos Gestores Ambientais de Luziânia. O Projeto Social faz parte do Plano de Gerenciamento Integrado dos Resíduos Sólidos. O Município foi contemplado pelo Governo Federal, através do Ministério das Cidades, com recursos para a construção de Galpões de Triagem. Estes galpões serão disponibilizados para a AGAL e  Cooperativas de Catadores organizadas.

Com o Aterro Sanitário em funcionamento, os “Gestores Ambientais” (catadores) capacitados e organizados, o município dá um grande passo para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para uma gestão dos resíduos sólidos, contemplando os catadores e beneficiando toda a população com a reciclagem dos resíduos gerados ,conseqüentemente melhor qualidade de vida para a nossa população.


TABELA -  RESPONSABILIDADE PELA DESTINAÇÃO FINAL
Origem
Possíveis Classes
Responsável
Domiciliar
2
Prefeitura
Comercial
2, 3
Prefeitura
Industrial
1, 2, 3
Gerador do resíduo
Público
2, 3
Prefeitura
Serviços de saúde
1, 2, 3
Gerador do resíduo
Portos, aeroportos e terminais ferroviários
1, 2, 3
Gerador do resíduo
Agrícola
1, 2, 3
Gerador do resíduo
Entulho
3
Gerador do resíduo

Fonte:SEMARH/LUZ
Ambientebrasil


Wilma do Lago
Gerente de Gestão dos Recursos Hídricos
Secretaria Municipal de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Luziânia




Nenhum comentário:

Postar um comentário