sexta-feira, 25 de março de 2011

PROGRAMA DE ARBORIZAÇÃO URBANA "MINHA RUA MEU JARDIM"

Todos os povos do planeta vivem hoje em maior ou menor grau o inesgotável dilema relativo a duas preocupações vitais: a escassez de energia e de recursos naturais.
Com o avanço do conhecimento científico acerca dos sistemas naturais, e o advento de movimentos sociais e da utilização de meios de comunicação em massa voltados para uma conscientização geral, tem sido gradativamente quebrado o paradigma  de uma natureza infinita e da moderna tecnologia como solução para todos os problemas, o que ao longo do tempo fundamentou uma economia linear contrária à complexidade dos ciclos naturais.
Desse modo, a sociedade humana encontra-se “encurralada” entre a necessidade de avançar no desenvolvimento, e fazer com que os recursos do planeta resistam e forneçam subsistência a esse progresso, tornando-se ainda disponíveis às gerações futuras.
Apesar de verídica, essa realidade mostra-se ainda distante. Os caminhos alternativos que permitem conjugar desenvolvimento socioeconômico ambientalmente sustentável já são percebidos por muitos, mas executados por poucos. E nesse contexto, a sociedade inicia um processo de reflexão sobre as questões ambientais a partir de suas percepções sobre as alterações no ambiente, e conseqüentemente em sua qualidade de vida. Assim, os que habitam a cidade se conscientizam da importância da gestão ambiental através da ocorrência de momentos desagradáveis como a falta de água e de energia, o calor excessivo, e a inexistência de espaços de lazer.
Diante disso, o Poder Público e a comunidade em geral necessita urgentemente assumir o papel de agentes responsáveis por uma política pública voltada para a questão do desenvolvimento sustentável, principalmente no que tange o uso e ocupação do solo de nossas cidades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário